Oiliam Lanna

Materia_de_Composicao_17

Oiliam José Lanna é mineiro de Visconde do Rio Branco. Em 1977, graduou-se em Composição pela Escola de Música da UFMG, onde estudou Composição com Arthur Bosmans. Freqüentou cursos livres de Composição e Análise Musical na Fundação de Educação Artística, ministrados por H. J. Koellreutter e Dante Grela. Em 1984 ingressou no curso de Mestrado da Faculté de Musique de l’Université de Montreal, tendo como orientador André Prevóst. Em 2005, concluiu o Doutorado na Faculdade de Letras da UFMG, no programa de pós-graduação em Estudos Lingüísticos, na linha de pesquisa “Análise do Discurso”. De outubro de 2002 a abril de 2003, cursou parte das disciplinas do doutorado no Departamento de Lingüística da Faculdade de Letras da Universidade de Genebra.
Ainda durante o curso de composição, Oilliam Lanna começou suas atividades docentes, como monitor de contraponto e fuga. No ano seguinte ao de sua formatura, tornou-se professor do Departamento de Teoria Geral da Música. Atualmente, leciona composição e disciplinas afins. Lecionou também no curso de Especialização em Música da Escola de Música da UFMG e em vários festivais e seminários no Brasil. Atualmente exerce intensa atividade como regente, pianista, cravista e compositor, regendo peças de vários compositores contemporâneos e fazendo parte do grupo Oficina Música Viva.
Possui obras para solistas e diversas formações camerísticas e orquestrais, executadas em Belo Horizonte e em outras cidades brasileiras.

Obras:
Prelúdio e Allegro – trombone e orquestra
Homenagem a César Franck – orquestra
Partita – clarineta e fagote
Gavotte – quinteto de metais
Música de cena para a peça O Mágico de Oz – 1977
Prelúdio – orquestra
Quarteto de cordas – 1985
Pièce pour orquestre – 1986
Gitanjali – 1986, 15 instrumentos
Duas peças para flauta e piano – 1988
Quatro bagatelas em forma de variações – 1990, violino, violoncelo, oboé, clarinete, violão
De umbris – 1992, dois fagotes e piano
Quatro momentos musicais – 1998, piano
Sortilégios da Lua – 1998, orquestra de cordas
Três miniaturas – flauta e piano